Trabalhos Científicos

 

Datas Trabalho cientifico 

 

 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

  1. A inscrição de trabalhos científicos deverá ser realizada exclusivamente por via eletrônica, mediante o envio do resumo expandido, em arquivo do Word (.docx), para o e-mail cbna@lexxa.com.br
  2. O prazo para o envio dos trabalhos deverá ser verificado no “Calendário CBNA para envio de trabalhos científicos”.
  3. A confirmação do recebimento dos trabalhos pelo CBNA será enviada no prazo de 72 horas para o e-mail cadastrado e que deverá corresponder ao e-mail do 1º autor.
  4. Somente serão aceitos trabalhos científicos de alunos de graduação, pós-graduação e de profissionais com formação superior.
  5. Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o CBNA a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, internet, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.
  6. Os trabalhos não deverão mencionar o nome comercial de produtos, apenas o princípio ativo e as dosagens utilizadas. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.                                                

ORIENTAÇÃO PARA OS AUTORES

  1. A aceitação do trabalho estará condicionada à inscrição do 1º autor no Congresso sobre Saúde Intestinal e Imunidade em Aves e Suínos. A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de pagamento e preenchimento da ficha de inscrição que está “on-line” no site cbna.com.br, atendendo-se rigorosamente as datas assinaladas no “Calendário CBNA” acima citado.
  2. Cada inscrição no evento permite o envio de no máximo dois trabalhos, podendo o primeiro autor participar de outros trabalhos como coautor. Não haverá limite para o número de coautores dos trabalhos.
  3. O trabalho deverá ser enviado como anexo de e-mail, o qual precisará conter, no corpo da mensagem, as seguintes informações:

           a) Nome completo do primeiro autor (sem abreviações).

           b) o título do(s) trabalho(s) submetido(s).

          c) havendo mais de um trabalho do mesmo autor, anexar todos os trabalhos no mesmo e-mail.

          d) o assunto da mensagem deverá ser: “Trabalho Científico de: (anotar o nome do 1º autor por extenso)

4. O tema dos trabalhos científicos deverá se enquadrar nas áreas específicas do Congresso. Não serão aceitos trabalhos cujo tema não se enquadre no objetivo do evento.

5. Os autores devem procurar reunir o máximo de informações em um mesmo resumo, evitando a submissão de muitos resumos sobre o mesmo projeto (parametrização dos artigos). Para os resumos que apresentarem esta ocorrência, o Comitê Organizador escolherá para publicação nos Anais apenas o trabalho mais relevante, eliminando-se os demais.

6. O Comitê Organizador avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas aqui mencionadas e apresentar qualidade científica considerada satisfatória.

7. O Comitê Organizador aceitará ou rejeitará o trabalho como for apresentado. Não serão devolvidos trabalhos com sugestões para correções.

8. Todos os trabalhos aceitos pelo Comitê Organizador serão publicados nos Anais e apresentados na forma de pôster, desde que a inscrição do 1º autor esteja devidamente regularizada.

9. O primeiro autor de trabalho aceito receberá certificado de apresentação no Congresso, desde que este exponha efetivamente o pôster e permaneça à disposição da Comissão Organizadora e participantes do evento no horário e no local estipulado para a apresentação dos trabalhos.

10. Para a apresentação oral não será aceita a substituição do primeiro autor por qualquer um dos coautores.

  a)  Se, ao ser comunicado de que seu trabalho foi selecionado para apresentação oral, o primeiro autor informar que não poderá estar presente no            Congresso por qualquer motivo, outro trabalho será selecionado para exposição oral seguindo orientação do Comitê Científico.

 b) Se, no momento designado para a apresentação oral de seu trabalho o primeiro autor não o fizer, estará automaticamente desqualificado a concorrer aos prêmios “Menção Honrosa” e não poderá ser substituído por nenhum coautor para concorrer a qualquer uma das premiações.

11. Para a apresentação exclusivamente em pôster será aceita a substituição do primeiro autor, em caso de força maior, por qualquer um dos coautores, cujo nome deverá ser comunicado antecipadamente ao Comitê Científico e à Comissão Organizadora.

12. Os autores que não tiverem seus trabalhos aceitos receberão o parecer do comitê científico com as justificativas sobre a recusa até 60 dias após o encerramento do prazo para envio dos trabalhos.

13. Não serão aceitos trabalhos fora das normas e dos prazos estabelecidos pelo CBNA.

14. O primeiro autor do trabalho com maior pontuação final será premiado com “Menção Honrosa”, a critério da Comissão Organizadora e do Comitê Científico. Considerando-se que o prêmio se destina ao primeiro autor, sua outorga segue as seguintes condições:

14,1. É condição para concorrer ao prêmio que o primeiro autor do trabalho o apresente oralmente durante o evento do CBNA. Não será aceita apresentação oral por coautor do trabalho.

14.2. Serão convidados para apresentação oral, durante a programação do Congresso os três trabalhos que apresentarem maior pontuação média na avaliação conjunta do Comitê Científico designado para o evento. Cada apresentação terá duração de 15 minutos, seguidos de mais 5 minutos de perguntas.

14.3. Ao final das apresentações o Comitê Cientifico avaliará as apresentações orais e dará pontuação a cada uma. A pontuação final do trabalho, para fins de escolha do premiado com a “Menção Honrosa” irá considerar a nota média do resumo durante sua avaliação de mérito, com peso 7, e a média auferida para a apresentação oral, com peso 3.

15. Poderá ocorrer entrega do “Prêmio CBNA de Pesquisa” cumulativamente a quem receber o prêmio de “Menção Honrosa”. Trata-se de premiação em dinheiro, outorgada a critério da Comissão Organizadora e do Comitê Científico para o primeiro autor do resumo. Esta não é obrigatória, pois a sua concessão dependerá da qualidade dos trabalhos apresentados.

16. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Evento, pelo e-mail: cbna@lexxa.com.br

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDOS

  1. Os resumos expandidos deverão ter, no máximo, duas páginas, incluindo texto, tabelas e figuras. Resumos maiores serão recusados.
  2. O corpo do trabalho deverá ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.
  3. O texto deverá ser formatado em página A-4, com orientação retrato, margem superior 2,5 cm, margem inferior 2 cm, margem direita 2,5 cm e margem esquerda: 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 11, exceto no título. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples e o modo "justificado”. Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por dois espaços (duas vezes ENTER).
  4. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado, ocupando no máximo 3 linhas.
  5. AUTORES: os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermediário(s), se houver. Em caso de mais de um autor, sublinhar o nome do primeiro autor. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos sobrescritos, após o último sobrenome de cada autor (não usar nota de rodapé para essa identificação). Obrigatoriamente, somente o e-mail do primeiro autor deverá ser incluído. Deixar uma linha em branco após os autores.
  6. A seção Resumo deve iniciar-se na mesma linha do item. Este deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-Chave” e, na mesma linha que ela, serão incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no TÍTULO.
  7. Uma versão completa do resumo, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: Title, Abstract e Keywords.
  8. A seção Introdução (iniciar na mesma linha do item), deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  9. A seção Material e Métodos (iniciar na mesma linha do item), deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
  10. A seção Resultados e Discussão (iniciar na mesma linha do item) deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  11. As Tabelas e/ou Figuras (gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. Devem ser inseridas sequencialmente, centralizadas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. As legendas devem ser concisas e autoexplicativas. A edição das figuras deverá ser monocromática. Dessa forma, a distinção entre tratamentos, estruturas, espécies etc., nas figuras, só poderá ser feita mediante símbolos apropriados. As figuras deverão ser convertidas para o formato "jpg" antes de serem inseridas centralizadas no texto do Word.
  12. A seção Conclusões (iniciar na mesma linha do item) deve basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho e confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
  13. Os Agradecimentos (iniciar na mesma linha do item) podem ser inseridos, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.
  14. Na seção Referências Bibliográficas, devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da ABNT.
  15. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES E APRESENTAÇÃO ORAL

  1. O primeiro autor do trabalho selecionado deverá apresentá-lo na forma de pôster, ficando sob sua responsabilidade a preparação, fixação e retirada, em dia e horário pré-estabelecido, que será posteriormente divulgado pela Comissão Organizadora.
  2. O tamanho máximo permitido do trabalho será de 0,80 m de largura X 1,10 m de altura.
  3. Nos pôsteres devem constar os seguintes tópicos: Título, nomes dos autores e entidade (tal como apresentado no resumo), introdução, objetivos, material e métodos, resultados (preferencialmente na forma de figuras, gráficos e tabelas), discussão sucinta, conclusões e, se essenciais, principais referências bibliográficas.
  4. A letra utilizada deverá ter tamanho suficiente para ser lida a 1m de distância
  5. A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.
  6. A fixação dos pôsteres deverá ser feita com o uso de cordão (a comissão organizadora disponibilizará nos painéis o gancho para fixação).
  7. No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para apresentação do pôster (intervalos entre as palestras), o primeiro autor deverá obrigatoriamente estar presente para explicações e/ou discussões com os participantes do evento. Não se aceitará a substituição da presença do primeiro autor por qualquer um dos co-autores.
  8. O certificado de apresentação do trabalho só será emitido para o primeiro autor que efetivamente estiver presente durante o período estipulado para sua apresentação. Trabalhos cujos autores não expuserem o pôster ou não estiverem presentes no horário de apresentação constarão apenas nos anais do evento e não receberão certificado de apresentação, 
  9. Até três trabalhos submetidos poderão ser selecionados pela Comissão Organizadora para apresentação oral, cabendo a esta a decisão de sua conveniência. O primeiro autor do trabalho selecionado para apresentação oral terá 15 minutos para apresentação, prevendo-se mais 5 minutos de debates (tempo total 20 minutos).
  10. A apresentação oral deverá ser estruturada da mesma forma que o pôster em: Titulo, Autores, Local da pesquisa, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Agradecimentos. A exposição do trabalho deverá apoiar-se, preferencialmente, no Microsoft PowerPoint. Caso outros recursos audiovisuais sejam necessários, isto deverá ser comunicado à organização do evento, que verificará a possibilidade de atendimento.
  11. A apresentação oral do trabalho dará direito ao primeiro autor do “Certificado de distinção e apresentação oral de resumo de pesquisa”.

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