Trabalhos Científicos

Calendário CBNA 2018 - Envio de Trabalhos Científicos

 

Evento - Data

 

Prazo para envio do trabalho

Prazo para comprovação da inscrição do autor

Prazo para resposta sobre aceitação ou recusa do trabalho

 

Tema dos Trabalhos

XVII CONGRESSO CBNA PET

16 e 17 de maio de 2018

Local: Expo D. Pedro - Campinas- SP

16/03/2018

16/03/2018

25/04/2018

Nutrição/ Alimentação de Cães e Gatos; Nutrição Clínica de Cães e Gatos

 


Normas para apresentação de trabalhos científicos - CBNA 2018

  1. A inscrição de trabalhos científicos deverá ser realizada por via eletrônica, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico para Envio de Trabalhos Científicos disponível no site www.cbna.com.br 
  2. O prazo para o envio dos trabalhos deverá ser verificado no “Calendário CBNA para envio de trabalhos científicos”.
  3. Imediatamente após o envio do trabalho será disparado pelo CBNA mensagem automática confirmando o recebimento. Esta mensagem será enviada para o e-mail cadastrado e que deverá corresponder ao e-mail do 1º autor.
  4. Somente serão aceitos trabalhos científicos de alunos de graduação, pós-graduação e de profissionais com formação superior.
  5. Sendo o primeiro autor do trabalho, no momento da inscrição, aluno de graduação ou pós-graduação, poderá concorrer aos prêmios “Prêmio Waltham de Pesquisa”, “Prêmio CBNA de Pesquisa” e “Premio Menção Honrosa”, desde que cumpra as demais normas para premiações contidas no presente documento. Não concorrerão ao prêmio autores fora desta condição.
  6. Os trabalhos que incluam animais somente poderão ser inscritos se apresentarem comprovação de protocolo deferido pelo CEUA (Comitê de Ética na Utilização de Animais) da instituição na qual o projeto de pesquisa foi realizado. Cópia do certificado de aprovação pela CEUA deverá ser incluído no Formulário Eletrônico no campo específico para esse fim.
  7. Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o CBNA a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, internet, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.
  8. Os trabalhos não deverão mencionar o nome comercial de produtos, apenas o princípio ativo e as dosagens utilizadas. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

 Orientação para os Autores

  1. A aceitação do trabalho estará condicionada à inscrição de um dos autores no Congresso. A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de pagamento e preenchimento da ficha de inscrição que está “on-line” no site www.cbna.com.br . As datas assinaladas no “Calendário” citado acima deverão ser rigorosamente atendidas.
  2. O tema dos trabalhos científicos deverá se enquadrar nas áreas específicas do Congresso. Não serão aceitos trabalhos cujo tema central de estudo não seja nutrição ou alimentação de animais de estimação e nutrição clínica de cães e gatos.
  3. Cada inscrição no evento permite enviar o máximo de quatro trabalhos, podendo o primeiro autor participar de outros trabalhos como coautor. Não há limite no número de coautores dos trabalhos.
  4. Os autores devem procurar reunir o máximo de informações em um mesmo resumo, evitando a submissão de muitos resumos sobre o mesmo projeto (parametrização dos artigos). Para os resumos que apresentarem esta ocorrência, o Comitê Científico escolherá para publicação nos Anais apenas o trabalho mais relevante, eliminando-se os demais.
  5. O Comitê Científico avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas aqui mencionadas e apresentar qualidade científica considerada adequada.
  6. O Comitê Científico aceitará ou rejeitará o trabalho como for apresentado. Não serão devolvidos trabalhos com sugestões para correções.
  7. Todos os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais e apresentados na forma de pôster, desde que a inscrição do 1º autor esteja devidamente regularizada.
  8. O primeiro autor de trabalho aceito receberá certificado de apresentação no Congresso, desde que este exponha efetivamente o pôster e permaneça à disposição da Comissão Organizadora e do Comitê Científico e participe do evento no horário e no local estipulado para a apresentação dos trabalhos. Neste certificado também constará o nome de todos os coautores.
  9. Para a apresentação oral deverá ser indicado um aluno autor ou coautor para apresentar o resumo, devendo esta indicação ocorrer com antecedência mínima de 15 dias do evento. Para se candidatar a apresentar o resumo o aluno deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento.
  10. Para a apresentação exclusivamente em pôster será aceita a substituição do primeiro autor, em caso de força maior, por qualquer um dos coautores, cujo nome deverá ser comunicado antecipadamente ao Comitê Científico e à Comissão Organizadora.
  11. Os autores que não tiverem seus trabalhos aceitos receberão o parecer do comitê científico com as justificativas sobre a recusa até 30 dias após o encerramento do prazo para envio dos trabalhos.
  12. Não serão aceitos trabalhos fora das normas e dos prazos estabelecidos pelo CBNA.
  13. Os prêmios “Prêmio Waltham de Pesquisa”, “Prêmio CBNA de Pesquisa” e “Premio Menção Honrosa” serão outorgados, respectivamente, ao primeiro colocado, segundo colocado e terceiro colocado dentre as três submissões selecionadas para apresentação oral.
  14. Para estes prêmios somente serão aceitos trabalhos que tenham como primeiro autor ou autor/coautor de apresentação aluno de graduação ou pós-graduação. Não concorrerão ao prêmio autores fora desta condição.
  15. Serão convidados para apresentação oral, durante a programação do CBNA PET os três trabalhos que apresentarem maior pontuação média na avaliação conjunta do Comitê Científico designado para o evento. Cada apresentação terá duração de 15 minutos, seguidos de mais 5 minutos de perguntas.
  16. Ao final das apresentações o Comitê Cientifico avaliará as apresentações orais e dará pontuação a cada uma. A pontuação final do trabalho, para fins de escolha do premiado irá considerar a nota média do resumo durante sua avaliação de mérito, com peso 7, e a média auferida para a apresentação oral, com peso 3.
  17. O “Prêmio Waltham de Pesquisa” será entregue ao aluno apresentador do trabalho que recebeu melhor pontuação. Trata-se de premiação em dinheiro, outorgada a critério da Comissão Organizadora, do Comitê Científico e de um Representante da Waltham. Esta não é obrigatória, pois a sua concessão dependerá da qualidade dos trabalhos apresentados. Trata-se de prêmio em dinheiro, no valor de US$3.500,00 (Três mil e quinhentos dólares). Ao aceitá-lo, o aluno contemplado se compromete a empregá-lo para custeio de sua viagem e permanência no Congresso 2018 da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition (ESVCN) e realizar visita técnica ao Waltham Center for Pet Nutrition.
  18. O “Prêmio CBNA de Pesquisa” será entregue ao aluno apresentador do trabalho que recebeu segunda melhor pontuação. Trata-se de premiação em dinheiro, outorgada a critério da Comissão Organizadora e do Comitê Científico. Esta não é obrigatória, pois a sua concessão dependerá da qualidade dos trabalhos apresentados. Trata-se de prêmio em dinheiro, no valor de R$1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) mais uma inscrição para o CBNA Pet do ano seguinte.
  19. O “Prêmio Menção Honrosa” será entregue ao aluno apresentador do trabalho que recebeu terceira melhor pontuação. Trata-se de premiação em dinheiro, outorgada a critério da Comissão Organizadora e do Comitê Científico. Esta não é obrigatória, pois a sua concessão dependerá da qualidade dos trabalhos apresentados. A premiação serão uma inscrição para o CBNA Pet do ano seguinte.
  20. Casos não previstos serão arbitrados e resolvidos pela Comissão Organizadora e Comitê Científico.
  21. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Evento, pelo e-mail: cbna@lexxa.com.br

 Normas para preparação de Resumos Expandidos

  1.  No Formulário Eletrônico para Envio de Trabalhos Científicos deverão ser preenchidos todos os itens obrigatórios, a saber: Título, Autores, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material/Métodos, Resultados/ Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.
  2. TÍTULO: usar letras maiúsculas e negrito (máximo 200 caracteres).
  3. AUTOR: o nome o autor deve estar em letras maiúsculas, sublinhado, abreviando-se somente o prenome intermediário, se houver (máximo 125 caracteres).
  4. COAUTORES: o nome dos coautores deve estar em letras maiúsculas, abreviando-se somente o prenome intermediário, se houver (máximo 250 caracteres).
  5. INSTITUIÇÃO: Incluir as instituições, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos sobrescritos, após o último sobrenome de cada autor para indicar o endereço institucional (máximo 200 caracteres).
  6. E-mail do autor: Obrigatoriamente, somente o e-mail do primeiro autor deverá ser incluído (máximo 100 caracteres).
  7. RESUMO: esta seção deve ser clara, sucinta e, obrigatoriamente, explicar os objetivos pretendidos procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões (máximo 1300 caracteres).
  8. PALAVRAS-CHAVE: serão incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no TÍTULO (máximo 100 caracteres).
  9. TITLE, ABSTRACT E KEYWORDS: Uma versão completa do resumo, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: Title (usar letras maiúsculas e negrito, máximo 200 caracteres). Abstract (máximo 1300 caracteres) e Keywords (máximo 100 caracteres).
  10. INTRODUÇÃO: deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado (máximo 1000 caracteres).
  11. MATERIAL E MÉTODOS: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Não identificar a Instituição onde foi realizado o estudo. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional (máximo 1600 caracteres).
  12. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras (inserir no campo imagens). A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações (máximo 1600 caracteres).
  13. TABELAS E/OU FIGURAS: gráficos, imagens e tabelas devem apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. Devem ser elaborados e, em seguida, editados numa única imagem em arquivo jpg. Nas Tabelas, o título (sem negrito) deve ficar acima e nas Figuras o título (sem negrito) deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. As legendas devem ser concisas e autoexplicativas.
  14. CONCLUSÃO: deve basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho e confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos (máximo 400 caracteres).
  15. AGRADECIMENTOS: podem ser inseridos, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta (máximo 250 caracteres).
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da ABNT (máximo 1600 caracteres).
  17. CERTIFICADO DE APROVAÇÃO CEUA:  Incluir o certificado como imagem no formato JPG.

Normas para a apresentação dos Pôsteres e Apresentação Oral

  1.  O primeiro autor do trabalho selecionado deverá apresentá-lo na forma de pôster, ficando sob sua responsabilidade a preparação, fixação e retirada, em dia e horário pré-estabelecido, que será posteriormente divulgado pela Comissão Organizadora.
  2. O tamanho máximo permitido do trabalho será de 0,80 m de largura X 1,10 m de altura.
  3. Nos pôsteres devem constar os seguintes tópicos: Título, nomes dos autores e Instituição (tal como apresentado no resumo), introdução, objetivos, material e métodos, resultados (preferencialmente na forma de figuras, gráficos e tabelas), discussão sucinta, conclusões e, se essenciais, principais referências bibliográficas.
  4. A letra utilizada deverá ter tamanho suficiente para ser lida a 1m de distância
  5. A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.
  6. Para fixação do material nos painéis não será permitida a colocação de fitas adesivas ou dupla face e sim, pendurados em ganchos disponíveis nos painéis.
  7. No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para apresentação do pôster, o primeiro autor ou alternativamente um coautor representando o trabalho, em caso de impedimento do primeiro autor, deverá obrigatoriamente estar presente para prestar explicações e discussões com os participantes do evento.
  8. O certificado de apresentação do trabalho será emitido apenas para o autor ou coautor que efetivamente estiver presente durante o período estipulado para sua apresentação. Trabalhos cujos autores não expuserem o pôster ou não estiverem presentes no horário de apresentação, constarão apenas nos anais do evento e não receberão certificado de apresentação.
  9. A apresentação oral deverá ser estruturada da mesma forma que o pôster em: Titulo, Autores, Local da pesquisa, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Agradecimentos. A exposição do trabalho deverá apoiar-se, preferencialmente, no Microsoft PowerPoint. Caso outros recursos audiovisuais sejam necessários, isto deverá ser comunicado à organização do evento, que verificará a possibilidade de atendimento.

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