XIV CONGRESSO CBNA PET 2015

CBNA Pet supera expectativas durante programação em Ribeirão Preto (SP)


O XIV Congresso CBNA Pet 2015, realizado no fim de março em Ribeirão Preto (SP), leva a assinatura do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), entidade que congrega profissionais, pesquisadores e organizações atuantes no campo da agroindústria de alimentação e nutrição animal.


Nessa edição, em co-organização com o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal), o CBNA organizou também o Workshop sobre Nutrição em Aquicultura, no mesmo local. Como já é tradição, a programação ocorreu de forma integrada às feiras de negócios Fenagra e Expo Pet Food, permitindo ao público do CBNA Pet 2015 absorver ainda mais conhecimentos — fato extremamente promissor e fundamental para que o produtor de ração esteja preparado para acompanhar a evolução do mercado de nutrição animal com um todo.


Unidos pelo propósito de garantir vida mais longa e mais saudável para os animais de estimação, a indústria produtora de pet food, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais em geral — num público total de 277 pessoas — participaram ativamente dos cinco blocos temáticos do XIV Congresso CBNA Pet, os quais abordaram processo, mercado, nutrição, segurança e normatização por meio de apresentações promovidas por palestrantes brasileiros e internacionais. Outro ponto alto da programação foi a divulgação de 28 trabalhos científicos sobre nutrição de cães e gatos resultantes da pesquisa de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com formação superior, cuja exposição de pôsteres pôs a indústria em contato direto com a universidade.


Entre esses trabalhos, a comissão organizadora do CBNA elegeu três para serem apresentados também de forma oral na sala de palestras pelo seu principal pesquisador: Consumo de Hidroxiprolina e Supersaturação Urinária para Oxalato de Cálcio em Gatos (Fernanda S. Mendonça — Unesp Jaboticabal — fer_mendonca@hotmail.com); Energia Mecânica e Térmica na Extrusão de Rações para Gatos e seus Efeitos sobre Digestibilidade e Produtos da Fermentação nas Fezes (Fabiano C. Sá — Wenger Do Brasil — fabiano@wenger.com); Consumo de Amido e Proteína, Excreção de Oxalato e Superssaturação da Urina para Oxalato de Cálcio em Gatos (Raquel S. Pedreira — Unesp Jaboticabal — raspedreira@yahoo.com.br).


O que se viu durante todo o evento foi uma programação afinada com as necessidades atuais dos profissionais que atuam nos diversos setores da indústria do pet food. Isso garantiu ampla participação do público durante as palestras. “Algo fundamental para a nutrição animal, tendo em vista que a área de pet food é um campo relativamente novo quando comparado às outras especialidades da veterinária, e o Brasil tem grande demanda por ela. Ou seja: temos muito trabalho para realizar”, conclui o Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi, diretor da Comissão de Assuntos Técnicos do CBNA.


Fotos do Evento