32ª Reunião Anual do CBNA: “CONGRESSO SOBRE NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL”

CBNA conclui com sucesso a 32ª edição de sua Reunião “Congresso sobre Nutrição e Bem-Estar Animal - Aves, Suínos e Bovinos”

 

Associação formadas por professores e pesquisadores atuantes na área de nutrição animal, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) cumpriu mais uma vez o seu papel de apoiar, discutir e premiar a pesquisa científica e divulgar conhecimento, ao realizar entre os dias 12 e 14 de novembro a 32ª Reunião Anual “Congresso sobre Nutrição e Bem-Estar Animal”. O evento aconteceu em Campinas, SP, no Expo D. Pedro. 

Valendo-se da ligação entre a qualidade de uma boa dieta com o bem-estar animal, o CBNA escolheu estes dois temas como foco de suas palestras. 

Para o Professor José Fernando Menten, da Esalq/USP e membro da diretoria do CBNA, o evento contou, entre os seus participantes, com um público muito seleto da área de nutrição animal, todos concordaram que o programa foi “muito bem elaborado com uma sequência de assuntos, como os painéis sobre saúde intestinal, que é o ponto estudado mundialmente para uma produção animal de qualidade e um produto sem problemas de contaminação e visando o bem-estar animal, que era o foco do congresso. Todas as palestras convergiram para aumentar o conhecimento do público sobre saúde intestinal”.  

Já Godofredo Miltenburg fez um balanço do evento e, em sua opinião, as principais discussões envolveram o uso de antimicrobianos. “Temos uma grande responsabilidade em divulgar o uso das novas tecnologias (aditivos melhoradores de desempenho como fitogênicos, ácidos orgânicos leveduras, probióticos, prebióticos, enzimas e aminoácidos) para manipular a saúde intestinal e atuar como substitutos dos antimicrobianos e nossos palestrantes demonstraram que estamos preparados se acontecer uma restrição maior ao uso de antibióticos e o CBNA tem grande colaboração neste fato por ter promovido discussões sobre este assunto. Toda essa tecnologia já existe, mas temos que pensar também que é preciso fornecer um produto econômico para o consumidor. Temos uma responsabilidade social, mas também podemos oferecer um produto diferenciado com um pouco mais de custo”, afirmou ele.

O CBNA utilizou também uma importante inovação na realização e transmissão das palestras, com a adoção do sistema de “Palestra Silenciosa”. Essa novidade permitiu realizar, numa única sala, palestras concomitantes sobre aves e suínos. 

 

Patrocínio

O evento teve o patrocínio das seguintes empresas: AB Vista, Adisseo, Alltech do Brasil, APC, Cargill-Nutron, Evonik Brasil, Jefo Nutrition, Novus, Phileo by Lesaffre, Trouw Nutrition. Já as empresas colaboradoras são: ICC Brazil e Tecnoglobo Equipamento.

Vale lembrar também que AB Vista, APC, Novus e Evonik tiveram um espaço promocional para discutir assuntos relacionados a aves, suínos. Mais informações: www.cbna.com.br

 

 Foto público com a Palestra Silenciosa    Foto Godofredo Miltenburg – Presidente CBNA 

 

 Foto José F. Menten – Diretor CBNA